Laços de Família – Clarice Lispector
Coletânea de contos
i. Devaneio e embriaguez duma rapariga
ii. Amor
iii. Uma galinha
iv. A imitação da rosa
v. Feliz aniversário
vi. A menor mulher do mundo
vii. O jantar
viii. Preciosidade
ix. Os laços de família
x. Começos de uma fortuna
xi. Mistério em São Cristóvão
xii. O crime do professor de matemática
xiii. O búfalo
Clarice Lispector (1925-1977) foi uma das mais importantes contista, cronista e romancista da literatura brasileira. Nasceu na atual Ucrânia e mudou-se para o Brasil ainda criança. Aos 12 anos saiu do Recife para morar no Rio de Janeiro e cursar o secundário. Mas sua história com a escrita começou muito antes: com sete anos já mandava contos para o seminário infantil, porém, sempre eram recusados. Foi ainda estudante que escreveu seu primeiro romance, que recebeu o título Perto do Coração Selvagem.
Lispector tem uma prosa introspectiva e intimista. Seu principal interesse não está no desenvolvimento do enredo em si, mas sim no impacto que as situações inesperadas causam no interior das personagens.
O livro “Laços de Família”, coletânea de 13 contos da autora, é um bom exemplo dessa característica. Cada capítulo apresenta um conto onde as personagens são sempre surpreendidas por situações que abalam suas rotinas. Através do dia- a- dia de uma dona de casa ela trata da solidão, da morte e da falta de comunicação entre as pessoas (“Devaneio e embriaguez duma rapariga”, “O Amor”, “A Imitação da Rosa”); a festa de 89 anos de uma matriarca serve como pano de fundo para uma tragédia familiar (“Feliz Aniversário”); a natureza mais selvagem da mulher, muitas vezes reprimida, é retratada nos contos “Preciosidade” e “O Búfalo”; o abandono e a morte de um animal servem para analisar a crise de consciência de um comum professor de matemática.
As histórias das personagens criadas por Clarice Lispector nos servem como uma lição, pois são personagens comuns que se vêem em situações que qualquer pessoa viveu, vive ou poderá viver. São histórias que todos deveríamos ler, porque em algum momento de nossas vidas essas personagens serão como nosso reflexo no espelho.
Raissa Magna Alves nº.: 23 Turma:3006
como baixar
ResponderExcluir