sexta-feira, 15 de abril de 2011

Macunaíma: Obra de Mario de Andrade

 
  Macunaíma
 
       Obra de 1928, do escritor brasileiro Mario de Andrade, é considerado um dos grandes romances mordenista do Brasil. Critica o romantismo, utiliza os mitos indígenas, as lendas, provérbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do país

     A liberdade de expressão de Mário de Andrade, constituiu em uma narrativa complexa, sob a aparência predominante de linguagem coloquial, que leva a um enorme volume de referências culturais, históricas, geográficas, antropológicas, musicais, literárias etc.

   Macunaíma sai do paraíso amazônico do Uraricoera para conhecer todas as partes do país: é um olhar brasileiro sobre o Brasil; Miramar e Serafim viajam pela Europa: são olhares brasileiros sobre as raízes da nossa civilização.
 
  O livro tem uma visão de valores  provocada pelo choque entre momentos culturais distintos  exercem, a crítica dos valores civilizados.


Karina Sales.

                                                                            

3 comentários:

  1. oque achei de importante nessa obra foi por ela ter a questao do folclore,e ser uma obra modernista no brasil.sobre Mario de Andrade, so nao achei mt legal pq e dificil de se entender de primeiro oque ele repassa nas suas obras, e muito complexo sua linguagem.
    Washington Jr N: 30 T:3006

    ResponderExcluir
  2. Uma obra autêntica, da mais valor ao Brasil. gostei...
    Caroline Dias

    ResponderExcluir
  3. Macunaíma um herói sem nenhum caráter ,adoro ..

    ResponderExcluir